27 de outubro de 2008

Sitio Parlamento Global – Disponibilização de Conteúdos de informação e formação cívica

O site Parlamento Global (www.parlamentoglobal.pt) oferece conteúdos importantes, em termos de informação e formação cívica, quer no Ensino Básico, quer no Ensino Secundário.
Ver mais informação.

Joomla para as escolas

As EB 23 e as Escolas Secundárias poderão a partir de agora dispor de uma plataforma Joomla alojada na FCCN.
Para saber como, consulte este documento.

14 de outubro de 2008

Projecto Seguranet 2008/2009

A Internet é um lugar fantástico onde podes falar com gente de todo o mundo e fazer novos amigos, aprender coisas sobre determinados assuntos e passar momentos divertidos. Mas, para poderes beneficiar de todas as vantagens da Internet, é fundamental que a utilizes em segurança.
Neste espaço podes encontrar muita informação sobre a utilização segura da Internet.
Não deixes de visitar ainda o (teu) sítio "jovens seguros online" que criámos para ti.
Para aprenderes, para testares os teus conhecimentos de forma mais divertida, participa nas Actividades Seguranet!
Para isso basta:
Formar uma equipa de alunos, constituída por um mínimo de três e um máximo de uma turma, devendo sempre ser acompanhada por um professor. Cada professor poderá acompanhar, no máximo, cinco equipas.
Pretende-se que, em cada escola, se constituam equipas de alunos apoiados por um professor e que respondam aos diversos desafios.
As respostas dadas, pelas equipas, a estes desafios levam à aquisição de pontos, que conduzirão à conquista de prémios e à participação no evento regional “Internet Segura” por parte da escola.

Recursos de Ciências online


O espaço Ciências@TIC ( http://ciencias.crie.fc.ul.pt/) tem como principal objectivo apoiar a aprendizagem dos alunos em Ciências a partir da exploração de recursos existentes na Web.
Em torno do tema “Sustentabilidade no Planeta Terra", já está disponível um conjunto de propostas e recursos que poderá ser utilizado, quer a nível de sala de aula, quer a nível de área de projecto ou clubes existentes nas escolas. Apesar de se tratar de um tema do currículo do 8.º ano de escolaridade, as propostas de actividades facilmente podem ser adaptadas a alunos de outros níveis de ensino.
Não se pretende apresentar propostas fechadas ou acabadas, mas sobretudo lançar desafios que coloquem os utilizadores numa posição activa em relação à construção do seu próprio conhecimento na área das Ciências, apelando, simultaneamente à capacidade de intervenção cívica em relação a situações reais que acontecem à sua volta e para as quais urge encontrar soluções.
Este site pretende também promover a partilha e troca de experiências entre professores, incentivando a divulgação de projectos desenvolvidos na área das ciências.

Sábados à descoberta na FCTUC

A Faculdade de Ciências e Tecnologia organiza Sábados à Descoberta na FCTUC durante o ano lectivo 2008/2009.
O Museu da Ciência associa-se a este projecto na sua divulgação e organização.
Os Sábados à Descoberta na FCTUC consistem em sessões lúdicas que decorrem em alguns sábados à tarde, ao longo do ano lectivo, pelos departamentos de Matemática, Física, Química, Botânica, Ciências da Terra, Eng. Informática e Museu Botânico.
A entrada é livre, mas requer uma incrição prévia.
Para mais informações, visite http://www.mat.uc.pt/sabados/

9 de outubro de 2008

Links com software educativo

FreeMind - free mind mapping software. Construção de mapa de conceitos.
http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page

Criação de actividades escolares
http://www.webardora.net/index_por.htm

Programa que permite a criação de actividades
http://translate.google.com/translate?u=www.educalim.com/cinicio.htm&hl=es&ie=UTF8&sl=es&tl=pt

Programa grátis de tratamento de imagem, no site podem descarregar os tradutores.
http://www.photofiltre.com

Sodipodi é um programa de computador editor gráfico vectorial.
http://sourceforge.net/projects/sodipodi/

7 de outubro de 2008

Projecto Pólya

"Uma grande descoberta resolve um grande problema. Mas há sempre alguma descoberta na resolução de qualquer problema. Este pode até ser modesto, mas se desafiar a curiosidade e se puser em jogo as faculdades inventivas, quem o resolver pelos seus próprios meios experimentará o prazer e o triunfo da descoberta"
PÓLYA, G.; How to solve it
Gostas de desafios?
Então, esta informação é para ti!
Para mais informações, consulta:

3 de outubro de 2008

Espaço on-line no âmbito da Iniciativa Magalhães


A Microsoft disponibilizou um espaço on-line acessível em www.microsoft.com/portugal/educacao/magalhaes onde podem encontrar um conjunto de recursos de apoio a uma utilização mais rica e produtiva das TIC.
Este site é dirigido aos professores, alunos, pais e encarregados de educação, convido-os a visitar este espaço para aceder aos novos recursos que periodicamente a Microsoft disponibiliza.

Simulações Fisica e Química

Caros colegas:

A Universidade do Colorado desenvolveu simulações para Física e Química em formato JAVA ( cujo download pode ser feito a partir de www.java.com).
Algumas delas estão em Português e permitem uma utilização online ou offline.
Recomendo o seu uso na preparação de actividades experimentais ou quando não temos possibilidade de as realizar por falta de material ou segurança.
http://phet.colorado.edu/index.php
Votos de boas interactividades.