Segurança na Internet

Uso seguro do telemóvel - retirado de ERTE-dgidc, ME
Regras básicas de segurança na Internet - retirado de ERTE-dgidc, ME

Podes e deves partilhar as informações da SeguraNet com a família e amigos. 

Protege as tuas informações pessoais - sempre que publicamos informações pessoais online, permitimos que outros invadam a nossa privacidade. Confirme que o perfil do seu filho não contém qualquer tipo de informação que possa, direta ou indiretamente, identificá-lo. As fotografias podem, igualmente, revelar muita informação pessoal, pelo que não devem conter elementos que possam servir de identificação, tais como nomes de ruas, matrículas de carros, nome da escola, etc.
Protege o teu computador - Quando verificar que o computador está muito lento, que o browser sofre alterações na página inicial, é automaticamente direcionado para páginas estranhas ou abre várias janelas sem serem selecionadas, este pode estar infetado. A fim de proteger tanto o computador como os dados pessoais, é necessário manter o anti-vírus sempre ativo e atualizá-lo regularmente, a firewall e as atualizações automáticas sempre ligadas.
Respeita os outros - Cyberbullying ou bullying online é definido como o uso da tecnologia, para deliberadamente ferir, chatear, assediar ou constranger outra pessoa e que devido à sua natureza é muitas vezes anónimo. Este difere de outras formas de assédio moral, face ao tamanho da audiência, e as mensagens ou imagens perturbadoras espalham-se em grande velocidade. Encoraje o seu filho a partilhar consigo se algo o deixar desconfortável ou ameaçado. Se isso acontecer, não perca a calma, é fundamental que ele perceba que está ao lado dele, tem o seu apoio e não o vai criticar por falar consigo.
Comunica e navega com segurança - A internet permite estar em contacto online com a família e amigos bem como oferece a oportunidade de conhecer novas pessoas. E-mail, chat, mensagens instantâneas e sites de redes sociais permitem comunicar com quem quisermos e é onde geralmente disponibilizamos detalhes da nossa vida pessoal. As crianças poderão colocar-se em situações de perigo ao encontrarem-se com pessoas que apenas conheceram no mundo digital. Aconselhe-as a comunicar apenas com os amigos que conhece na vida real e não com pessoas que desconhece. Tente criar em sua casa uma cultura onde a criança se sinta confiante em partilhar/discutir as suas experiências online - boas e más -, sem medo de que o acesso à internet seja simplesmente retirado.
Socializa em segurança - As redes sociais levam os utilizadores a pensar que se encontram entre amigos quando, na realidade, milhões de pessoas têm acesso à informação disponibilizada. Alguns sites de jogos ou com downloads gratuitos podem ser um embuste para obter informações pessoais ou passwords. Antes do seu filho começar a utilizar ou registar-se num determinado site, seja você mesmo utilizador desse site. Leia a política de privacidade e a prática de conduta e confirme se o mesmo tem processos que analisem os conteúdos lá colocados. Depois, acompanhe-o periodicamente.

In Newesletter nº 61- Edição especial do Millenniumbcp


O projeto Comunicar em segurança é uma iniciativa de voluntariado empresarial da Fundação Portugal Telecom, que pretende alertar a comunidade educativa para a utilização correta e segura das tecnologias de informação, nomeadamente, Internet e telemóvel.



Porque razão a segurança da informação é importante, e por que necessitam estas questões de serem discutidas na escola?


As razões possíveis incluem os aspectos relacionados com a natureza da Internet e com a sua importância como meio de comunicação.


Site com recursos - Vídeos
http://www.seguranet.pt/repositorymodule/category_view/id/1/
Alerta para os jovens dos perigos.
    1º/2º ciclos             3º ciclo
Vídeos sobre Segurança na Internet