30 de setembro de 2008

Aos Pais e Encarregados de Educação

O Projecto DADUS, dirigido aos alunos do 2º e 3º ciclos, destinado na sua essência a alunos e professores, foi criado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados - CNPD, no intuito de sensibilizar crianças e jovens para as questões de protecção de dados e da privacidade.
Ao divulgar o Projecto DADUS, apercebemo-nos do interesse e preocupação de muitos pais pelo acompanhamento destas matérias.
Conscientes de que este desafio não se esgota enquanto projecto curricular, resolvemos introduzir:
Uma área destinada aos encarregados de educação, que os mantenha informados das unidades temáticas desenvolvidas pelos filhos nas escolas;
Um Fórum que se pretende um espaço aberto onde a vossa experiência e as vossas dúvidas, partilhadas de forma dinâmica e interactiva, serão certamente úteis a todos.
Mais informação em:

“E Escolinha – Guia para Pais e Educadores”


O guia de apoio à utilização do “Magalhães” é destinado aos pais e educadores e foi criado pelo Centro de Competência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa a pedido do Ministério da Educação. O documento apresenta sugestões e conselhos sobre como devem acompanhar-se de perto as actividades realizadas pelas crianças no computador, para que possam tirar o melhor partido do “Magalhães”, mas também para desenvolver hábitos de uso seguro das novas tecnologias. Assim, os pais devem conversar frequentemente com os filhos sobre o computador e a Internet, pedindo-lhes que partilhem aquilo que sabem fazer.

Com o objectivo de preparar os filhos para uma utilização segura e responsável da Internet, este guia ajuda, por exemplo, a definir um conjunto de regras em colaboração com as crianças, mantendo uma atitude de abertura e de diálogo para as questões que possam vir a surgir no decurso da utilização do “Magalhães”. Além disso realça a importância das crianças utilizarem o computador junto dos pais, mesmo que estes estejam a realizar outras tarefas, e sugere que as actividades a desenvolver sejam inseridas no ambiente familiar.

O “E Escolinha – Guia para Pais e Educadores” está disponível através da Internet e dá ainda “dicas” acerca das melhores formas de proteger as crianças dos eventuais riscos associados à Internet e de como prepará-las para a utilização segura desta ferramenta. Além do referido guia, poderá encontrar mais informação relevante no site E Escolinha.

25 de setembro de 2008

Manual da Literacia Digital para Educadores

Já está disponível, no site Seguranet, o Manual da Literacia Digital para Educadores (Council of Europe). Em animação flash, é um excelente recurso que aqui fica para todos!
Guia para Professores (SeguraNet) (PDF)
Manual para Professores (SAFT) (PDF)

Recursos Educativos para Quadros Interactivos

O Centro de Competência CRIE da Escola Superior de Educação de Santarém lança um site com mais de 300 actividades educativas especialmente adaptadas à utilização dos Quadros Interactivos no pré-escolar e nos primeiro e segundo ciclos do ensino básico.
Relembro a existência de uma área no Moodle do E-CRIE, sobre utilização educativa de Quadros Interactivos

O Magalhães chegou

É o PC Portátil para as crianças portuguesas que frequentam o 1.º e 2º Ciclo do ensino público e privado. Chega equipado com dois sistemas operativos: O Linux Caixa Mágica e o Windows XP. Vem acompanhado por um conjunto muito significativo de software educativo. Óptima oportunidade para professores e encarregados de educação promoverem, quer a literacia digital, quer o uso educativo de mais este recurso. Acompanha-o um controlo parental muito avançado que permitirá, depois de devidamente configurado pelo educador, o patrocínio da navegação segura, consciente e crítica na Rede, valores promovidos pelo projecto SeguraNet da DGIDC.
Saiba tudo sobre o Magalhães em: http://www.eescolinha.gov.pt/

23 de setembro de 2008

Literacia digital

Nos dias 16 e 17 de Setembro realizou-se uma WokShop na Fundação Cupertino de Miranda - Porto, sobre o tema "Magalhães" de entre muitos tópicos abordados o mais interessante resumiu-se ao facto dos alunos do 1º ciclo terem acesso a um PC com bastantes programas educativos.
Os conceitos chave foram
  • Dominar a Tecnologia
  • Construir Informação
  • Facilitar a Comunicação
Em seguida irei colocar alguns sites para navegarem. Divirtam-se.

www.literaciadigital.pt
www.mingoville.com (ensino do Inglês)
www.photosynth.com (imagem 3D - muito bom)
www.popfly.com
www.magalhaes.caixamagica.pt
http://www.microsoft.com/Portugal/educacao/default.mspx

Criar slides para publicar na Net


Acedam ao seguinte site e criem o vosso slide show.

Interessante para colocar várias fotografias no vosso blog ou site.

18 de setembro de 2008

Espaço de leitura e de escrita para crianças e jovens

Netescrit@

Netescrit@ é um espaço que pretende contribuir para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita das crianças e jovens.


"O que eu quero é que eles gostem de ler e de escrever" é o mote para um espaço que pretende colaborar no desenvolvimento das competências de leitura e escrita das crianças e dos jovens. Mas não se esgota aqui. Há muito mais para descobrir...

CCUM Webquests


CCUM Webquests Sistema de Construção de Webquests, Caças ao Tesouro e Miniquests disponível para utilização de toda a comunidade.

Novo Portal eTwinning


O novo Portal eTwinning vai ser lançado no dia 29 de Setembro de 2008.
A comunidade de escolas eTwinning vai iniciar o ano lectivo de 2008/2009 com uma nova plataforma, para fazer face ao contínuo crescimento do número de projectos colaborativos entre escolas europeias com recurso às TIC.O lançamento da nova plataforma exige a migração de dados para um novo sistema. Sublinhamos que todos os dados e produtos disponíveis na plataforma não serão perdidos, apenas serão reorganizados e apresentados de outra forma.

4 de setembro de 2008

Novos recursos: “Utilização de Plataformas de Aprendizagem“

Informa-se que foram introduzidos dois novos recursos no espaço “Utilização de Plataformas de Aprendizagem“, construídos pela equipa do Centro de Competência da FCUL que coordena este espaço e que esperamos sejam úteis para quem dinamiza ou pretende começar a dinamizar espaços de trabalho em plataformas (em especial no Moodle) para trabalharem com alunos ou entre professores.

Orientações para a dinamização de áreas de trabalho entre professores (em plataformas)

Orientações para a dinamização de áreas de trabalho com alunos (em plataformas)

2ª Edição do Dia do Software Livre na Escola

Caríssimos(as) colegas,

Informo que no próximo dia 20 de Setembro realiza-se a 2ª Edição do Dia do Software Livre na Escola nas instalações da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, com o objectivo trazer à discussão o papel do software livre na utilização das TIC nas escolas.
Para se inscrever e obter mais informações, poderá consultar a página http://softlivre.centroarrabida.org