30 de setembro de 2008

“E Escolinha – Guia para Pais e Educadores”


O guia de apoio à utilização do “Magalhães” é destinado aos pais e educadores e foi criado pelo Centro de Competência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa a pedido do Ministério da Educação. O documento apresenta sugestões e conselhos sobre como devem acompanhar-se de perto as actividades realizadas pelas crianças no computador, para que possam tirar o melhor partido do “Magalhães”, mas também para desenvolver hábitos de uso seguro das novas tecnologias. Assim, os pais devem conversar frequentemente com os filhos sobre o computador e a Internet, pedindo-lhes que partilhem aquilo que sabem fazer.

Com o objectivo de preparar os filhos para uma utilização segura e responsável da Internet, este guia ajuda, por exemplo, a definir um conjunto de regras em colaboração com as crianças, mantendo uma atitude de abertura e de diálogo para as questões que possam vir a surgir no decurso da utilização do “Magalhães”. Além disso realça a importância das crianças utilizarem o computador junto dos pais, mesmo que estes estejam a realizar outras tarefas, e sugere que as actividades a desenvolver sejam inseridas no ambiente familiar.

O “E Escolinha – Guia para Pais e Educadores” está disponível através da Internet e dá ainda “dicas” acerca das melhores formas de proteger as crianças dos eventuais riscos associados à Internet e de como prepará-las para a utilização segura desta ferramenta. Além do referido guia, poderá encontrar mais informação relevante no site E Escolinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário