29 de abril de 2008

Paint.Net


Paint.NET é um editor de imagens e fotos que suporta capas, efeitos especiais e uma variedade de ferramentas e utilidades. Download Grátis.

24 de abril de 2008

Quadros Interactivos


Colegas,
No seguinte site encontra-se um espaço de apoio, debate e recursos para os Quadros Interactivos.

Matemática on-line - Banco de Itens

No âmbito do Plano de Acção para a Matemática, o Ministério da Educação, através do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), acaba de disponibilizar um banco com mais de 2500 itens de Matemática, disciplina seleccionada para o arranque da fase experimental deste projecto. Os itens distribuem-se do 1.º Ciclo ao Ensino Secundário.
Esta iniciativa visa proporcionar aos professores e aos alunos uma ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem.
Os alunos têm a possibilidade de testar os seus conhecimentos, respondendo aos itens na página electrónica do GAVE.

Todos os itens sugeridos são analisados pelo GAVE.
http://bi.gave.min-edu.pt/

21 de abril de 2008

Camtasia Studio 3 - agora grátis

Há programas que não se devem perder no mundo das tecnologias educativas. O Camtasia Studio, agora gratuito na versão 3, é um deles.
O Camtasia Studio permite fazer captura de vídeo a partir, por exemplo, do que se está a passar no ecrã. É muito útil para demonstrar como se usa determinado software (ou webware). Para além da captura de vídeo é ainda possível incluir narração (recorrendo a um microfone ou ao som das colunas) ou ainda vídeo de uma webcam. Esta versão traz um add-in para o Power Point, permitindo usar uma apresentação (já feita) e incluir narração, produzindo um vídeo.
A edição é também um dos pontos fortes do Camtasia Studio. Podemos incluir imagens, efeitos de transição das sequências de vídeo, destacar elementos ou locais do vídeo, inserir legendas, inserir questões (escolha múltipla, por exemplo)
Depois de criado o vídeo há a possibilidade de o disponibilizar em vários formatos: MP3, iPod video, Flash (SWF and FLV), AVI, Silverlight, compatible WMV, QuickTime (MOV), RealMedia (RM), Animated GIF, Executable (EXE)). Para o ambiente web, o flash é o mais aconselhado. Pode ainda fazer-se um CD ou uma página web usando vários vídeos e um menu produzido com o Camtasia Studio.
A chave do programa deve ser pedida
aqui depois de feito o download da aplicação aqui. (cerca de 28 MB). Ficam assim com a versão legalmente registada.

17 de abril de 2008

Legendar vídeos on-line facilmente


Legendar vídeos on-line, é agora uma brincadeira, com o serviço criado e disponibilizado gratuitamente para o efeito, pela Overstream.

Até ao momento, vídeos publicados no YouTube, Google Video, MySpace Video, Dailymotion, Veoh e Megavideo são suportados e a lista continuará a crescer, prometem.


Basta registar-se no Overstream e começar.