29 de março de 2011

Projecto Pigafetta

Caros colegas


Lançamento do portal online do Projecto Pigafetta,


O projecto para o portal online foi idealizado e desenhado há cerca de um ano. Recorrendo ao modelo já existente da imagem de marca do projecto, o portal online foi idealizado para uma fácil e rápida navegação, respondendo às exigências e necessidades do seu público-alvo.

Conteúdos
A página inicial do portal online inclui um campo dedicado às últimas notícias da área da tecnologia e da educação, e outro dedicado aos próximos eventos, como conferências, palestras, colóquios, workshops, etc. Contém um espaço dedicado à Proposta da semana, o Destaque e o campo Social, dedicado aos contactos e às redes sociais. Com esta distribuição dos elementos da página, pretendemos que, logo na página inicial, as principais informações e as mais actuais estejam sempre ao dispor. Os restantes conteúdos do portal online estão distribuídos pelas seguintes secções: Projecto, Investigação, Recursos,Ligações e Fórum.

Fórum Pigafetta
O Fórum Pigafetta (pigafetta.ie.uminho.pt/moodle) é uma comunidade de professores/participantes do projecto e dos investigadores que utilizam o fórum para a troca de ideias, opiniões, dúvidas e sugestões sobre o projecto ou as mais diversas temáticas envoltas no projecto. Na secção ‘Fórum’ do portal online, os utilizadores são redireccionados para o fórum ou poderão encontrar dicas sobre como se registar no fórum ou subscrever aos tópicos de discussão existentes na comunidade.

Projectos futuros
Dentro de alguns projectos futuros para o portal online, destacamos o desenvolvimento de ideias no sentido de criar um espaço dedicado a propostas para os professores e alunos. Com um design mais arrojado, não perdendo a simplicidade do restante portal, mas que capte a atenção dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende-se criar um espaço de conteúdos para a sala de aula, como vídeos, imagens, jogos, propostas de trabalho, problemas, etc., com actualizações quinzenais.

Requisitos técnicos e nota importante
O portal online está operacional em todos os browsers desde o Mozilla Firefox, Safari, Google Chrome e Opera. Relativamente ao Internet Explorer, estamos a proceder à resolução de problemas de compatibilidade com as diversas versões, pelo que ainda poderão surgir alguns erros.

Gostaríamos também de salientar que o portal online, fruto da sua recente publicação, está em permanente actualização. Assim, em caso de alguma dúvida ou sugestão, envie o seu feedback através do email pigafetta@ie.uminho.pt.

18 de março de 2011

InforEgas



Realizou-se no dia 24 de Fevereiro a actividade Dia da Informática, denominado "InforEgas". esta actividade esteve a cargo do grupo disciplinar de informática com a colaboração do curso de Educação e Formação de Operador de Informática no âmbito da qual decorreram algumas actividades, tais como palestras pelo docente da Universidade do Minho Luís pereira, que falou da importância e uso dos videojogos, Gabriela Nunes, psicóloga e técnica da CPCJ de Guimarães que abordou o mau uso das ferramentas da Internet, com alusão a casos verídicos que ocorreram no nosso concelho. Como orador esteve presente ainda o Agente Castro da PSP, da Escola Segura, que alertou os jovens para algumas consequências nefastas do uso da Internet, nomeadamente na utilização excessiva das redes sociais, e indicou situações consideradas crime. Além de palestras decorreram outras actividades, nomeadamente Cyberpaper, que decorreu durante todo o dia, um para o 2º ciclo e outro para o 3º ciclo com prémios para os vencedores e ainda a exibição do filme "Facebook: a rede social" na Biblioteca.




Vencedores do Cyberpaper

2º Ciclo
1º classificado
João Martins, n.º15 do 5º ano Turma A
2º classificado
paulo Ferreira, n.º22 do 5º ano Turma B
Rui Dias, n.º18 do 6º ano Turma E
3º Ciclo
1º classificado
Carlos batista n.º4 do CEF-Inf
2º classificado
Márcio Silva, n.º11 do CEF-Inf
3º classificado
Ana Andrade, n.º1 do 7º ano Turma C
Ana Vieira, n.º2 do CEF-Inf
Parabéns a todos que participaram.