28 de janeiro de 2009

Cineastas digitais

Concurso Cineastas Digitais para o ano lectivo 2008/2009
A II edição já está disponível e convidam-se todos os "realizadores" das nossas Escolas a formarem uma equipa e a participarem com filmes que retratem o dia-a-dia das Escolas.
Mais informações no site:
Para participar neste concurso contactar a professora Carla Cardoso (professora das TIC)

Utilização de portefólios digitais em contexto educativo

Acaba de ser editado um livro que aborda a problemática da utilização de portefólios digitais em contexto educativo.
Constitui uma das últimas actividades de disseminação do projecto DIGIFOLIO - "Portefólio Digital como estratégia de desenvolvimento profissional dos professores", um projecto Comenius/Socrates que decorreu entre 2005 e 2008 envolvendo universidades e instituições de formação de professores de diferentes países europeus.
O livro está disponível em versão digital em
http://digifolioseminar.org/seminar/ , podendo também ser solicitado à Associação de Professores de Sintra, entidade que coordenou este projecto internacional.

21 de janeiro de 2009

Videodifusão: "Recursos Educativos Digitais de Qualidade ao Serviço das Escolas"

Disponibilização da Videodifusão do Seminário: "Recursos Educativos Digitais de Qualidade ao Serviço das Escolas"
A Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, em colaboração com a Universidade de Évora, realizou no passado dia 13 de Dezembro, em Lisboa, o Seminário intitulado "Recursos Educativos Digitais de Qualidade ao Serviço das Escolas".
Aceda às intervenções dos convidados

Disponibilização de estudos sobre as TIC em Portugal - Publicações GEPE

O Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) disponibilizou no seu sítio várias publicações, que pelo seu interesse aqui se divulgam:
- Modernização Tecnológica do Ensino em Portugal - Estudo de Diagnóstico
[PDF]- Internet na Sala de Aula. Redes de Área Local - Estudo de Implementação [PDF]- Competências TIC - Estudo de Implementação - Volume I [PDF]- Estudantes à Entrada do Secundário [PDF]- Modernização Tecnológica do Ensino - Análise de modelos internacionais de referência [PDF]- Educação de Sobredotados na Europa [PDF]- A Formação Não-profissional de Adultos na Europa [PDF]- Centro de Apoio Tecnológico às Escolas [PDF]- Perfil do Aluno 2006/07 [PDF]- A Governança do Ensino Superior na Europa [PDF]
No mesmo local, estão ainda disponíveis outras publicações, arrumadas por temas, como educação e formação em Portugal, educação em números, estatísticas da educação, estudos do Plano Nacional de Leitura, estudos europeus, modernização tecnológica das escolas, Observatório de Trajectos dos Estudantes de Ensino Secundário, perfil do aluno, perfil do docente, Plano Tecnológico da Educação, recenseamento escolar e séries cronológicas.

Workshop - Quadros Interactivos: Partilha de Experiências

31 de Janeiro - Auditório Horácio Marçal (Paranhos - Porto)
A Escola Secundária Filipa de Vilhena, uma das escolas do Projecto Inov@r com QI, organiza no próximo dia 31 de Janeiro um Workshop intitulado «Quadros Interactivos: Partilha de Experiências», no Auditório Horácio Marçal (Paranhos - Porto).
São destinatários do evento docentes de todos os níveis de ensino.
As inscrições são efectuadas exclusivamente on-line e são aceites por ordem de entrada, até à capacidade máxima do Auditório.
Para consulta do programa, localização, inscrições e outras informações consulte a página Web da Escola Secundária Filipa de Vilhena em
www.esec-filipa-vilhena.rcts.pt

19 de janeiro de 2009

Biblioteca Digital Camões disponibiliza 1.200 Documentos Online

Com o lançamento de Biblioteca Digital Camões, o Instituto Camões (IC) disponibiliza online cerca de 1.200 documentos da cultura portuguesa dos últimos cinco séculos. A partir de agora estarão disponíveis online textos literários, pautas musicais e ensaios e estudos científicos, entre outros, perfazendo um conjunto de mais de 1.200 documentos referentes aos últimos cinco séculos da história de Portugal, que antes eram de acesso condicionado. Outra novidade é que os documentos podem ser descarregados para o computador ou para dispositivos móveis, sendo possível, desde já, descarregar "Os Lusíadas" para o telemóvel.

16 de janeiro de 2009

33.ª EDIÇÃO do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro

Associação do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, com sede em Oliveira de Azeméis, leva a efeito mais uma edição do Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro (33ª Edição).
Regulamento [pdf 167 KB]
Neste evento, os jovens são desafiados a mostrar a sua qualidade literária, promovendo-se a literacia e a valorização do desenvolvimento pessoal e social dos jovens.
Esta iniciativa é destinada aos jovens portugueses e luso-descendentes das Comunidades Portuguesas nas faixas etárias dos 12-15 anos (Escalão A) e dos 16-20 anos (Escalão B), os quais podem concorrer com trabalhos nas modalidades de prosa e poesia, contando com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, apoio do Instituto Camões, Direcção Regional da Cultura do Norte, Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e Caixa Geral de Depósitos.
O regulamento do concurso encontra-se também disponível na página electrónica da Associação: http://www.apnljfc.pt/
Endereço electrónico: apnljfc@mail.prof2000.pt

e-portefolios para todos os alunos do Ensino Básico

O Centro de Competências em TIC da ESE de Santarém desenvolveu, em parceria com a DGIDC/ERTE/PTE, uma peça de software destinada à produção do portefolio digital dos alunos portugueses do Ensino Básico.
Para saber mais sobre a utilização educativa dos eportfolios ou para chegar ao download do RePe (Repositório de ePortfelios educativos) aceda a http://eportefolio.ese.ipsantarem.pt/eportefolio/

6 de janeiro de 2009

Nova Biblioteca disponibiliza Livros Online para Crianças

Foi criada a Biblioteca de Livros Digitais (BLD), cujas obras reúnem diversas vertentes que tornam a leitura particularmente apelativa, convidando os leitores a transformarem-se em escritores ou ilustradores e a partilharem as suas produções com os cibernautas inscritos na Biblioteca dos Livros da Malta. Neste momento, a BLD disponibiliza nove obras para diversas faixas etárias, desde o pré-escolar até à idade adulta, e está previsto que sejam disponibilizadas mais 35 durante o próximo semestre.
Além da leitura, cada obra apresenta vários “extras”, nomeadamente: cinema de animação, vídeo e áudio; uma apresentação animada das personagens principais; comentários de autores e ilustradores; uma leitura dramatizada da história; e, no final do livro, há um espaço que pode ser utilizado para escrever ou ilustrar, criando uma versão personalizada. Através do registo na Biblioteca dos Livros da Malta, os leitores podem, ainda, enviar e-mails aos restantes membros da comunidade virtual, recomendando livros e divulgando os textos que escreveram.
Nesta fase, a prioridade vai ser dada às obras destinadas às crianças entre os cinco e os sete anos e, de acordo com o
Ministério da Educação, “o grande objectivo deste projecto, que envolve o Centro de Investigação para as Tecnologias Interactivas, o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Ensino do Português, é a criação de um instrumento que promova a leitura, tirando partido da natural apetência que os mais jovens têm pelas novas tecnologias”.

A Biblioteca Digital 'Europeana'

A “Europeana”, primeira grande biblioteca digital da União Europeia, voltou a funcionar no dia 23 de Dezembro, após ter ficado inacessível no dia do lançamento devido ao intenso tráfego no site.
“Após se quadruplicar a capacidade do servidor, a 'Europeana' está viva novamente”, disponibilizando cerca de dois milhões de livros digitalizados em diversos idiomas e outros itens de relevância cultural e histórica, declarou o porta-voz da Comissão Europeia, Martin Selmayr.
O site da “Europeana” foi lançado no dia 20 de Novembro com capacidade para suportar cerca de cinco milhões de hits por hora, contudo “o real interesse foi três vezes mais forte”, o que levou o sistema a tornar-se demasiado lento para responder às necessidades de todos os visitantes, explicou, na altura, a Comissão Europeia em comunicado.

Primavera da Europa 2009 – Spring Day 2009

A iniciativa Primavera da Europa 2009 decorrerá de 25 de Março a 9 de Maio, associada ao ANO EUROPEU DA CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO, sendo que 2009 é, igualmente, o ano de eleições para o Parlamento Europeu.
Neste período, as escolas terão a oportunidade de organizar debates, alargados a toda a comunidade, sobre a temática do ANO EUROPEU.
Neste contexto, os alunos e professores são convidados a participar em actividades pedagógicas disponíveis no portal europeu da
Primavera da Europa 2009

Guião de "Registo do anti-vírus Avast!" para o Magalhães

Já está disponível "online" o Guião de "Registo do anti-vírus Avast!" para o Magalhães.
Neste guião poderá consultar os passos necessários para activar o anti-vírus, desde a criação de uma conta de correio à configuração do "Parents Carefree". Consulte
aqui

VIII edição do Concurso Artistas Digitais - Centro de Competência “Entre Mar e Serra”

O Centro de Competência “Entre Mar e Serra” promove desde o ano lectivo 2000/01, o concurso Artistas Digitais. Este concurso destina-se a alunos de Jardins-de-infância do 1.º e 2º CEB de Escolas de todo o país e consiste na elaboração de desenhos no computador.
Para o ano lectivo de 2008/2009 já se encontram em aberto os temas a concurso. Estão disponíveis dois temas para os alunos concorrerem, um tema destinado aos alunos dos Jardins-de-infância e 1º CEB e outro para os alunos do 2º CEB. Para a VIII edição (2008-2009) os temas são os seguintes:
Jardins-de-infância e 1º CEB- O meu primeiro computador...
2º CEB- O livro de que mais gosto...
No sítio do concurso,
http://artistas.ccems.pt, estão disponíveis mais informações relativas à edição deste ano.
Para o projecto Cineastas Digitais já está aberto o II concurso com o tema “Vídeo Curtas na Escola”, esta iniciativa destina-se aos alunos do 3º Ciclo e Secundário e desafia-os a elaborarem pequenos filmes sobre as suas Escolas: mais informações em
http://cineastas.ccems.pt