18 de novembro de 2008

Portal "Casa das Ciências"

A Fundação Calouste Gulbenkian lançou o projecto Casa das Ciências que deverá ter o seu lançamento oficial em Maio de 2009, que incluirá, entre outras valências, materiais sobre Ciências na Natureza, Biologia, Física, Geologia, Matemática, Química e Astronomia. O instrumento central deste projecto é o portal http://www.casadasciencias.org/ onde estão a ser recolhidos materiais educativos ajustados às áreas científicas do ensino básico e secundário.

13 de novembro de 2008

Manual de Literacia Digital - Internet

Para todos os alunos e educadores.
http://www.seguranet.pt/files/manual_literacia.swf

Guia de Configuração do Controlo Parental do Magalhães

Já está disponível, a partir do Centro de Recursos do SeguraNet, o Guia de Segurança (E-Escolinha – Guia de Controlo Parental) do Magalhães.
Documento para os educadores, indispensável e facilitador no que concerne à configuração das definições de segurança do portátil Magalhães.
Trata-se de um documento com o selo da Equipa RTE-PTE, da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação.
Download

12 de novembro de 2008

Reportagem realizada na nossa escola - Seguranet

No passado dia 10 de Novembro realizou-se uma reportagem na nossa escola sobre o projecto seguranet implementado desde o ano lectivo anterior.
Em seguida é apresentada a reportagem.
http://www.seguranet.pt/blog/

7 de novembro de 2008

Banco de itens alargado a mais disciplinas

O projecto do Banco de itens, lançado em 2006 pelo Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), que arrancou com questões sobre Matemática, conta já com itens das disciplinas de Língua Portuguesa, no 1.º e 2.º ciclos, Biologia, Biologia e Geologia, Economia, Física, Física e Química, Geografia e Química, do ensino secundário.
Esta iniciativa visa proporcionar aos professores e aos alunos uma ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem. Os alunos têm a possibilidade de testar os seus conhecimentos, respondendo aos itens na página electrónica do GAVE.
Aos professores, por sua vez, é disponibilizado o acesso a uma área reservada, onde podem criar pastas personalizadas destinadas a trabalhos de casa ou fichas de avaliação, entre outras funcionalidades. O professor pode ainda sugerir itens da sua autoria para posterior publicação no Banco de Itens.
Todos os itens sugeridos serão analisados pelo GAVE, tendo os mesmos de cumprir as seguintes regras: ser da autoria do professor que o sugere; o autor tem de estar devidamente identificado; o conteúdo do item tem de estar de acordo com os programas em vigor; e o item deve estar devidamente caracterizado, indicando conteúdos e capacidades. O item, se aprovado, será publicado com menção ao autor respectivo.
Para mais informações, consultar http://bi.gave.min-edu.pt/bi/

4 de novembro de 2008

Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores

Na sequência do Encontro sobre Web 2.0. realizado em 10 de Outubro de 2008 na Universidade do Minho, está disponível em formato digital, o Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores, editado pelo Ministério da Educação DGIDC e organizado pela Professora Ana Amélia A. Carvalho, da Universidade do Minho.
Os Autores, são professores e investigadores dos ensinos Básico, Secundário e Superior com experiência de utilização das várias ferramentas em contexto de aprendizagem e também na formação de professores.

Disponibilização do Estudo Nacional "Utilização de plataformas em contexto escolar"

Está disponível na plataforma Moodle da ERTE/PTE a versão integral do estudo desenvolvido pela Faculdade de Ciências da Faculdade de Lisboa sobre a utilização de plataformas LMS em contexto escolar (Utilização de Plataformas de Aprendizagem).

Segurança na Internet



Porque razão a segurança das informações é importante, e por que necessitam estas questões de serem discutidas na escola?


As razões possíveis incluem os aspectos relacionados com a natureza da Internet e com a sua importância como meio de comunicação.


Alerta para os jovens dos perigos.


http://www.youtube.com/watch?v=vp5nScG6C5g
http://www.youtube.com/watch?v=4w4_Hrwh2XI
Site bastante interessante!!!!!!!!!!!!!!!!! Site para reportar situações que ocorrem quando trabalham com ferramentas na Net.

http://www.thinkuknow.co.uk/11_16/

Neste espaço encontram-se disponíveis conteúdos e recursos sobre a Segurança na Internet:






Segue o link




Aceita o desafio!



"A Microsoft Portugal entende que uma das suas principais prioridades são as questões da segurança e privacidade dos utilizadores das tecnologias de informação e, por isso, muito do seu trabalho e empenho têm em vista a promoção de uma utilização mais segura da Internet, sobretudo pela comunidade educativa. Entre estas iniciativas, destaca-se o projecto Internet Segura, desenvolvido no âmbito do programa comunitário Safer Internet Plus e que tem como um dos principais objectivos a promoção de uma navegação segura na Internet por parte dos seus utilizadores."


retirado de Jovens seguros online


Em seguida apresento alguns sites para os alunos pesquisarem:




segue os links no sub título


Histórias para a faixa etária dos 13 aos 16 anos
Debate com os teus colegas as questões que forem levantadas.
Em seguida clica no link Questionários
Debate as ideias com os teus colegas.


Outro site a não perder: Manual da Literacia da Internet