O Dadus chegou à nossa escola.Nas semanas de 23 de Novembro a 4 de Dezembro o Dadus entrou nas salas dos alunos do 2º ciclo.
A Fundação Calouste Gulbenkian tem uma forte tradição de apoio à qualidade da educação em Portugal que tem envolvido quer a elaboração de conteúdos em áreas seleccionadas, quer o apoio à docência ao nível da formação. O presente projecto, um portal para professores de Ciência, surge na sequência desta lógica e é um veículo integrador e amplificador dos esforços actuais na utilização das tecnologias da Informação no processo de Ensino/Aprendizagem feitos por agentes muito diversos cujos resultados se encontram dispersos. Este portal vai dar visibilidade e utilidade aos esforços de muitos docentes, reconhecendo-lhes o mérito que efectivamente têm, transformando-se num sítio web de referência para todos os professores de Ciência em língua portuguesa. A responsabilidade da manutenção do portal, bem como a coordenação global do projecto, está cometida a um ”Gabinete Coordenador” constituído por um pequeno núcleo que também será responsável pela coordenação de toda a actividade que se gera em torno dos diferentes componentes do portal. Sendo um instrumento de suporte à actividade docente nas diferentes áreas das ciências, espera-se merecer o apoio generalizado não só dos professores e instituições de educação básica e secundária mas também das instituições de educação superior. É, tendencial e progressivamente um portal dos professores e para os professores, um espaço onde estão materiais que os próprios professores consideram úteis e eficazes para a sua actividade profissional, onde se podem trocar ideias sobre esses materiais e o modo de os usar; será também um sítio onde os professores partilharão as suas experiências.
O concurso escolar de vídeos Gripe, Câmara, Acção, desafia os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico a realizar um vídeo informativo sobre a gripe e a sua prevenção.
Um projecto educativo, promovido pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, agindo por delegação da Representação da Comissão Europeia em Portugal, que pretende dar a conhecer os resultados concretos da acção da União Europeia, e a forma como estes influenciam a vida dos seus cidadões.
Está disponível em http://www.comunidadeasa.kids.sapo.pt/ um novo site de comunidade online cujo objectivo é motivar os alunos para o desenvolvimento de actividades e conteúdos de carácter criativo e educativo, fomentar o espírito de equipa e o sentido de comunidade, com o claro destaque para a utilização adequada de novas plataformas da Web.
O twiddla permite realizar trabalho colaborativo através de um quadro electrónico partilhado online. Basta aceder através de um browser (qualquer um!) ao endereço criado e já está. Sem necessidade de registos, nem downloads de plugins, nem marcação antecipada, nem complicações com a firewall. Ah, e é grátis!
A Oliveira e o Azeite é o tema de um concurso de desenho infantil promovido pela organização da Ovibeja 2009.
Entre 17 e 21 de Março, a Semana da Francofonia será o palco de encontros, conferências, concertos, ateliers, sessões de leitura e outras actividades de promoção e divulgação da língua francesa.
No âmbito do Programa Gulbenkian de Combate ao Insucesso e Abandono Escolares, a Fundação Calouste Gulbenkian entendeu lançar, a partir de 2008, um programa inovador dedicado a apoiar projectos que promovam o combate ao insucesso e abandono escolares e a melhoria do ensino e da aprendizagem.

No âmbito dos programas Comenius/eTwinning, realizar-se-á a Conferência Lifelong Learning Programme entre 6 e 7 de Maio de 2009 em Praga.
Está disponível no Moodle, em Projectos -> Magalhães (E-escolinha) um conjunto de documentos úteis sobre o computador Magalhães, nomeadamente, acerca da configuração do programa de Controlo Parental , o Guião do registo do anti-vírus Avast e o Guia do utilizador .Responde ao seguinte desafio
O e-mail tornou-se na forma mais usual para a troca de mensagens e de informação. No entanto, esta forma de comunicação tem riscos de segurança associados, que muitas vezes estão presentes sem que o utilizador se dê conta disso.Pergunta nº 2
A identificação do remetente de uma mensagem de correio electrónico é sempre fiável?
Pergunta nº 3
Quando recebes um e-mail suspeito, deves:
Pergunta nº 4
O que deves fazer quando recebes muito correio publicitário não solicitado (spam)?
Pergunta nº 5
Quando reenvias mensagens de e-mail para amigos que não se conhecem, entre si, para além de retirar os nomes e endereços de e-mail dos utilizadores, que constam na própria mensagem, que outro procedimento deves adoptar?
Pergunta nº 6
Quando envias uma mensagem de e-mail para um amigo com o conhecimento de outro, que procedimento deves adoptar?